terça-feira, 5 de março de 2013

Câncer de Pele em Cães e Gatos



 Cães e gatos também podem apresentar câncer de pele. Está moléstia não é rara! Animais com pele clara, sem pigmentação e com pelos excassos, são mais acometidos. O principal fator é a dermatose solar (exposição a luz ultravioleta) que causa queimaduras e pode desenvolver lesões pré-neoplasicas. A dermatose solar nos cães ocorre no nariz, no tronco e no abdomem. Nos gatos: na margem das orelhas, no nariz, pálpebras e lábios. As lesões ficam avermelhadas e com descamação.


Com exposição solar excessiva essa lesões podem evoluir para uma ferida ulcerada crostosa com erosões, pode ter areas de necrose. A ferida não cicatriza e pode sangrar facilmente. Normalmente não responde com tratamento para dermatites. As lesões podem ser únicas ou múltiplas. Nessa fase pode desenvolver uma neoplasia maligna cutânea, o CARCINOMA de celulas escamosas. Essa neoplasia é mais acometida em cães e gatos idosos, principalmente nos gatos brancos.
O diagnóstico é feito através de biópsia. O tratamento vai depender do resultado do exame.


... Se for uma lesão inicial (dermatose solar): evitar exposição solar, usar bloqueador solar específico para pets (fator 30), e anti-inflamatórios.. Em casos iniciais o prognóstico é bom, antes da instalação do carcinoma;


...Se for carcinoma de celulas escamosas o tratamento é a excisão cirúrgica total 

precoce da lesão. Em gatos pode ocorrer a mutilação dos pavilhões auriculares.


 Quanto menor for a lesão melhor será o prognóstico. Para lesões superficiais pode ser usada a crioterapia ou ablação a laser. Em casos mais graves utiliza-se quimioterapicos. O prognóstico para carcinoma é de reservado a mal.



PREVENÇÃO: NÃO DEIXE SEU PET FICAR EXPOSTO AO SOL; USAR BLOQUEADOR SOLAR ESPECIFICO PARA PETS; DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCE AJUDA A EVITAR A CRONICIDADE DA DOENÇA.

AO ABSERVAR UMA FERIDA QUE NÃO CICATRIZA COM UMA APARÊNCIA DUVIDOSA, LEVE SEU PET A UMA CLÍNICA VETERINÁRIA O QUANTO ANTES, PROTEJA SEU PET!!!






Um comentário: